segunda-feira, 31 de março de 2014

ATUALIZAÇÃO - Registro de Inventário no SPED Fiscal

Sempre no mês de Março de cada ano será necessário gerar o arquivo do SPED Fiscal contendo o Registro do Inventário da empresa.
Veja a seguir, como atender a esta exigência legal, usando o ibisoft Empresa.
Antes de gerar o SPED Fiscal você precisa definir quais os tipos de produtos serão incluídos no inventário, pois nem todos produtos que estão no seu estoque serão utilizados. Os itens do ativo imobilizado e material de uso e consumo, por exemplo, não deverão fazer parte do seu inventário.
Para fazer isso no ibisoft Empresa utilize a manutenção de tipos de produtos que está no menu Produtos / Tabelas Auxiliares / Tipos de Produtos.
Nesta rotina você poderá marcar a opção "Incluir os produtos deste tipo no Registro de Inventário" apenas para os tipos de produto que a lei exigir e os demais ficarão desmarcados.
Feito isso, utilize a rotina de "Gerar SPED Fiscal" e marque a opção "01 - No final do período" dentro do quadro de "Inventário Físico".
O sistema irá definir automaticamente a data do inventário conforme previsto na legislação, ou seja, se o SPED for referente ao mês de Dezembro, o inventário será do dia 31/12 do mesmo ano de referencia, caso contrário, o inventário será do dia 31/12 do ano anterior ao ano de referencia do SPED.
Para gerar um relatório da posição do estoque com as mesmas informações que foram geradas no Registro de Inventário do SPED, utilize o relatório de estoque no ibisoft Empresa com os seguintes parâmetros:
  1. Nossa Empresa = empresa informada no SPED.
  2. Data de Referência = data do inventário conforme o critério descrito acima.
  3. Marcar a opção "Apenas produtos para Registro de Inventário".
  4. Situação do Estoque = Estoque Positivo.
O valor usado no inventário será o custo médio dos produtos na data do inventário.