sexta-feira, 4 de abril de 2014

Situação de Autorização de NF-e não Recebido

Durante a emissão de Nf-e para a SEFAZ do seu estado podem ocorrer alguns problemas técnicos durante a comunicação de dados, fazendo que assim não seja recebido corretamente o arquivo de autorização de uso da NF-e.

Ao realizar a emissão de uma NF-e e verificar que não retornou a informação “Situação Autorização” na tela de “Detalhes da NF-e”, porém já há um valor preenchido no campo "Data/Hora Process.” Logo abaixo do campo “Situação Lote” conforme imagem abaixo:


Realizar os seguintes procedimentos:
  1. Fechar o aplicativo ibisoftMonitorDANFE (clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone, e selecionar a opção “Sair”), que fica próximo ao relógio do Windows;
  2. Fechar o aplicativo Uninfe (clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone, e selecionar a opção “Fechar o Uninfe”);
  3. Abrir a pasta onde estão os arquivos de Retorno da Receita, vá em “Meu Computador” e vá até o seguinte endereço: C:\ibisoft Empresa\Nfe\Retornoa.    
    1. Verifique se há arquivos dentro desta pasta, se houver arquivos selecione-os e arraste-os até a pasta “Não Processados”, caso não encontre esta pasta basta Cria-la. Eventualmente  na hora de mover os arquivos poderá surgir uma mensagem dizendo que já existe um arquivo com o mesmo nome no local, então basta selecionar a opção “Copiar e Substituir"
  4.           Após mover os arquivos, e se certificar que na pasta “Retorno” há somente outras pastas ( Ex: Erro, Não Processadas..) abra novamente os aplicativos ibisoftMonitorDANFE e Uninfe.
  5.         Vá até a tela principal do aplicativo Uninfe e clique no botão “Consultar Situação do Servidor e Cadastro do Contribuinte”, este botão tem como ícone uma prancheta.
    1. Na tela que abriu clique no botão “Consultar
    2. Ao fazer a consulta, deverá aparecer a mensagem de Status : “Serviço em Operação
      1. Caso não apareça esta mensagem, significa que a Receita Estadual está com algum problema na comunicação, ou seu Certificado Digital está vencido.
    3.     Após a mensagem de : “Serviço em Operaçãominimize o aplicativo e vá para o sistema ibisoft Empresa
  6.   No sistema ibisoft Empresa feche a janela “Detalhes da Nf-e” caso ainda esteja aberta, provavelmente o sistema irá dar uma mensagem então basta clicar na opção “Não”.
  7.   Agora na tela da sua Operação Comercial vá até a aba “9.Controle” e verifique se o botão “Consultar Situação da NF-e” está habilitado:
    1.   Se o botão não estiver habilitado, feche a tela de Operação Comercial e abra-a novamente localizando assim a operação comercial referente à nota que está sendo emitida, para que seja habilitado o botão “Consultar Situação da NF-e”.
    2.   Caso o botão “Consultar Situação da NF-e” já estiver habilitado, clique sobre ele e aguarde alguns segundos, para que seja retornado o valor de autorização.
  8.   Com o valor de autorização já retornado, feche a tela “Detalhes da Nf-e” onde provavelmente o sistema irá dar uma mensagem então basta clicar na opção “Não”.
  9.   Na tela de Operações Comerciais a situação do documento provavelmente  foi alterada para “Impresso” então basta clicar novamente no botão “Imprimir” (pode-se também estar como “Reimprimir”) que será gerada normalmente a NF-e para impressão.