Passo 1) Cadastrar os dados da conta corrente:
Acesse o menu Contas Correntes / Tabela de Contas Correntes.
- Nome da Conta: Nome para identificação da conta no financeiro;
- Titular da Conta: Selecione a nossa empresa que é a titular da conta corrente;
- Grupo de Conta: Conta Corrente. Incluir esta opção caso não esteja cadastrada;
- Nome do Banco: SICREDI. Cadastrar caso não esteja cadastrado este fornecedor;
- Código do Banco e DV: 748-X
- Código da Agência e DV: Fornecido pelo banco;
- Nº Conta e DV: Fornecido pelo banco;
- Internet Banking: campo opcional;
Passo 2) Cadastrar as informações para cobrança bancária
Modelo de Cobrança: SICREDI - CNAB-240
- Tipo de Carteira: 1 - Cobrança Simples
- Espécie de Título: 03 - DMI - Duplicata Mercantil por Indicação
- Código do Beneficiário: Código do convênio fornecido pelo banco
- Instruções de Cobrança - Utilizar as opções abaixo conforme a necessidade:
- Cancelamento protesto automático
- Não Protestar
- Protestar após nn dias corridos (informe a qtde de dias do prazo para protesto no campo correspondente)
- Motivo para Crédito: “Crédito Cobrança”. Incluir esta opção caso não esteja cadastrada;
- Floating de Cobrança: informe a qtde de dias para o banco liberar o valor após o pagamento;
Passo 3) Cadastrar os parâmetros para emissão dos boletos
- Opção para impressão do boleto: Impresso pela Empresa
- Local de Pagamento: PAGÁVEL PREFERENCIALMENTE NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO SICREDI
- Outras Instruções para Cobrança: Caso necessário, informe um texto complementar para impressão nos boletos;
- Espécie DOC: DM
- Multa: Informe a % de multa a ser aplicada em caso de atraso no pagto;
- Adicional da Multa: valor em R$ para adicionar na multa em caso de atraso no pagamento;
- Juros de Mora: Informe a % de juros de mora ao mês a ser aplicada em caso de atraso no pagto;
- Nosso Número: na parte 1 deixe em branco e na parte 2 informe o próximo número que será utilizado para a numeração dos boletos. Se ainda não foi emitido nenhum boleto com esta conta corrente, informe o número 1. Senão, informe o número do último boleto emitido + 1;
Passo 4) Cadastrar as informações para os arquivos de remessa e retorno
- Número de sequência do Arquivo de Remessa: informe 1 caso não tenha feito nenhuma remessa de cobrança;
- Pasta para geração do arquivo de Remessa e Retorno: caso não existam, crie as pastas conforme indicado na imagem;
Observações Finais:
- Antes de imprimir os boletos oficialmente e enviar para os clientes, recomendamos:
- Entrar em contato com o banco e se informar quanto à necessidade de testes para homologação da cobrança;
- Emitir um boleto de teste e fazer a remessa para o banco. Depois efetuar o pagamento do mesmo e verificar se o valor foi creditado em sua conta corrente;
- Após a impressão dos boletos do dia será necessário gerar o arquivo de remessa para o banco e enviar este arquivo pelo sistema do banco. Se este procedimento não for feito corretamente o boleto não estará disponível para o pagamento pelo cliente;
- Diariamente deve ser baixado o arquivo de retorno pelo sistema do banco e processado pelo sistema ibisoft para efetuar a baixa automática dos títulos recebidos e a geração do relatório do processamento.
- Avalie todas as ocorrências registradas no relatório do processamento do arquivo de retorno e verifique se existe alguma irregularidade que precisa ser tratada como por exemplo:
- Título não aceito pelo banco;
- Título não encontrado no sistema;