sexta-feira, 12 de novembro de 2021

TUTORIAL - Cadastro de conta corrente para cobrança no Sicredi

 Passo 1) Cadastrar os dados da conta corrente:

Acesse o menu Contas Correntes / Tabela de Contas Correntes.

  • Nome da Conta: Nome para identificação da conta no financeiro;
  • Titular da Conta: Selecione a nossa empresa que é a titular da conta corrente;
  • Grupo de Conta: Conta Corrente. Incluir esta opção caso não esteja cadastrada;
  • Nome do Banco: SICREDI. Cadastrar caso não esteja cadastrado este fornecedor;
  • Código do Banco e DV: 748-X
  • Código da Agência e DV: Fornecido pelo banco;
  • Nº Conta e DV: Fornecido pelo banco;
  • Internet Banking: campo opcional;

Passo 2) Cadastrar as informações para cobrança bancária

  • Modelo de Cobrança: SICREDI - CNAB-240

  • Tipo de Carteira: 1 - Cobrança Simples
  • Espécie de Título: 03 - DMI - Duplicata Mercantil por Indicação
  • Código do Beneficiário: Código do convênio fornecido pelo banco
  • Instruções de Cobrança - Utilizar as opções abaixo conforme a necessidade:
  • Cancelamento protesto automático
  • Não Protestar
  • Protestar após nn dias corridos (informe a qtde de dias do prazo para protesto no campo correspondente)

  • Motivo para Crédito: “Crédito Cobrança”. Incluir esta opção caso não esteja cadastrada;
  • Floating de Cobrança: informe a qtde de dias para o banco liberar o valor após o pagamento;
Passo 3) Cadastrar os parâmetros para emissão dos boletos

  • Opção para impressão do boleto: Impresso pela Empresa
  • Local de Pagamento: PAGÁVEL PREFERENCIALMENTE NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO SICREDI
  • Outras Instruções para Cobrança: Caso necessário, informe um texto complementar para impressão nos boletos;
  • Espécie DOC: DM
  • Multa: Informe a % de multa a ser aplicada em caso de atraso no pagto;
  • Adicional da Multa: valor em R$ para adicionar na multa em caso de atraso no pagamento;
  • Juros de Mora: Informe a % de juros de mora ao mês a ser aplicada em caso de atraso no pagto;
  • Nosso Número: na parte 1 deixe em branco e na parte 2 informe o próximo número que será utilizado para a numeração dos boletos. Se ainda não foi emitido nenhum boleto com esta conta corrente, informe o número 1. Senão, informe o número do último boleto emitido + 1;

Passo 4) Cadastrar as informações para os arquivos de remessa e retorno

  • Número de sequência do Arquivo de Remessa: informe 1 caso não tenha feito nenhuma remessa de cobrança;
  • Pasta para geração do arquivo de Remessa e Retorno: caso não existam, crie as pastas conforme indicado na imagem;

Observações Finais:
  • Antes de imprimir os boletos oficialmente e enviar para os clientes, recomendamos:
    • Entrar em contato com o banco e se informar quanto à necessidade de testes para homologação da cobrança;
    • Emitir um boleto de teste e fazer a remessa para o banco. Depois efetuar o pagamento do mesmo e verificar se o valor foi creditado em sua conta corrente;
  • Após a impressão dos boletos do dia será necessário gerar o arquivo de remessa para o banco e enviar este arquivo pelo sistema do banco. Se este procedimento não for feito corretamente o boleto não estará disponível para o pagamento pelo cliente;
  • Diariamente deve ser baixado o arquivo de retorno pelo sistema do banco e processado pelo sistema ibisoft para efetuar a baixa automática dos títulos recebidos e a geração do relatório do processamento.
  • Avalie todas as ocorrências registradas no relatório do processamento do arquivo de retorno e verifique se existe alguma irregularidade que precisa ser tratada como por exemplo:
    • Título não aceito pelo banco;
    • Título não encontrado no sistema;