quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

TUTORIAL - Como emitir NF-e em contingência SCAN

A emissão de NF-e em contingência SCAN é uma forma alternativa de emissão de NF-e, que deve ser utilizada sempre que o acesso à Internet esteja funcionando normalmente e houver algum problema nos serviços da Receita Estadual, que impeçam a emissão de NF-e em situações normais.

Neste tipo de contingência a NF-e será enviada para o site da Receita Federal, sem passar pela Receita Estadual que está fora do ar.
A Receita Estadual, por sua vez, receberá automaticamente da Receita Federal as NF-e emitidas em contingência SCAN, assim que os serviços da Receita Estadual estiverem disponíveis novamente para uso. 
A liberação e bloqueio deste serviço de SCAN deve ser feita pela Receita Estadual de cada Estado.

 Alteração para o tipo de emissão em Contingência SCAN

Para utilização da Contingência SCAN pelo sistema ibisoft Empresa, proceder conforme indicado na figura abaixo:

 
  1. Clicar no menu "Arquivo" e depois em "Configurações Gerais".
  2. Na tela de "Configurações Gerais", clicar na aba "5 Documentos Fiscais"  e na sub-aba "A NF-e".
  3. No campo "Tipo de Emissão", alterar para a opção "3 - Contingência SCAN".
  4. Clicar no botão "Fechar".
  5. A partir deste momento, todas as NF-e que forem calculadas e impressas pelo sistema serão emitidas em contingência SCAN e impressas normalmente em papel comum.

Retorno para o tipo de emissão Normal:

  1. Assim que o sistema da Receita Estadual voltar a funcionar normalmente, a própria Receita Estadual irá desativar a contingência SCAN.
  2. Quando isso acontecer, o sistema precisará novamente ser alterado para o tipo de emissão "1 - Normal".
  3. Para fazer esta alteração utilize a mesma tela da primeira alteração.

 Tratamento das NF-e que ficaram pendentes de impressão

As NF-e que não puderam ser impressas nestes períodos de transição de emissão Normal para Contingência SCAN e de Contingência SCAN para Normal, deverão ser tratadas da seguinte forma:
  1. Se a NF-e não tem número de nota, poderá ser aberta e excluída normalmente, sem nenhum tratamento, ou impressa normalmente no tipo de emissão que estiver disponível no momento.
  2.  Se a NF-e já tiver número de nota, consulte a situação da NF-e usando o botão "Consultar Situação" na aba "9 Controle".
    1. Se a NF-e já tiver sido autorizada pela Receita a situação será automaticamente alterada para "Impressa" e poderá ser cancelada se for necessário.
    2. Se a NF-e não tiver sido registrada pela Receita a situação continuará como "Fechada" e poderá ser impressa ou excluída se for necessário. Se a NF-e for excluída deverá ser inutilizada a numeração que consta na NF-e.