- As informações agora estão distribuídas em diversas abas deixando as telas mais simples e organizadas.
- Foram criados botões no rodapé para facilitar o acesso a cada aba de informação.
- Agora é possível bloquear o acesso dos usuários de forma individual para cada aba.
- Todos os botões de impressão e de ação estão sempre disponíveis na tela principal.
Para acessar as abas de informação, utilize os botões correspondentes que estão no quadro "Visão", em azul, no rodapé da tela:
- Nesta aba estão as informações necessárias para fazer os lançamentos básicos e dar baixa do pagamento ou recebimento.
- Para facilitar o preenchimento foram incluídos botões para a pesquisa de credor/devedor e motivo de movimento financeiro.
- Se houver necessidade acesse as outras abas para atualizar ou consultar as demais informações.
- Esta aba permite informar alguns detalhes extras para documentar o movimento financeiro, mas nenhum campo é de preenchimento obrigatório.
- O número de referência serve para vincular o movimento financeiro a algum documento ou procedimento interno, como Ordem de Serviço, Contrato, etc.
- O número de referência original serve informar uma referência antiga que foi eventualmente cancelada ou substituída pela referência atual.
- Estas duas referências poderão ser utilizadas na pesquisa de movimentos financeiros para localizar os lançamentos vinculados a elas.
- Use esta aba para indicar a forma de pagamento e os detalhes de cada forma de pagamento.
- O quadro de cobrança especial serve para indicar a situação da cobrança e a data da alteração para esta situação, em caso de cobrança especial como protesto, em cartório, judicial, cobrança terceirizada, etc.
- Esta aba deve ser utilizada para informar todos os valores de deduções e acréscimos ao valor principal do documento, para fechar com o valor final efetivamente pago ou recebido.
- Foi incluído o campo de valor da variação cambial para ser informada a variação do valor da moeda em caso de operações em outras moedas. Caso a variação seja para menor deve ser informado o valor precedido do sinal negativo (-).
- Para facilitar o preenchimento, agora você pode também informar o valor total pago ou recebido e o sistema irá calcular automaticamente o valor da diferença e lançar como outras deduções ou outros acréscimos.
- Nesta aba também é possível fazer a baixa do documento, bastando preenher a data do pagamento.
- Use esta aba para informar a forma de pagamento, os detalhes da forma de pagamento e a data da baixa do documento.
- Além disso, é possível criar e consultar os movimentos de conta corrente e os cheques vinculados a este pagamento ou recebimento, usando os botões dos quadros correspondentes.
- Utiliza esta aba caso queira vincular o movimento financeiro a um ou mais centros de custo da empresa.
- Permite vincular a um único centro de custo ou diversos centros de custo, com valores ou percentuais diferentes.
- Com o recurso de rateio automático é possível fazer o rateio do valor para diversos centros de custo usando uma lista previamente cadastrada com a distribuição do valor.
- Nesta aba é possível consultar o histórico de atualização do movimento financeiro.
Novas opções de restrição de acesso dos usuários
- Agora é possível configurar as restrições de acesso dos usuários de forma individual para cada uma das abas de informações, permitindo um melhor controle do acesso.
Quadros de Impressão de Ação
- Para facilitar a utilização, foram criados os quadros de "Impressão" e "Ação" para agrupar os botões conforme tipo de operação.
- Estes botões agora ficarão sempre visíveis, para todas as abas de informação e inclusive quando os lançamentos estão sendo mostrados no formato de tabela.