quinta-feira, 17 de julho de 2014

Atualização - Nova tela de movimentos financeiros

Criamos uma nova tela para o lançamento de movimentos financeiros com as seguintes melhorias:

  1. As informações agora estão distribuídas em diversas abas deixando as telas mais simples e organizadas.
  2. Foram criados botões no rodapé para facilitar o acesso a cada aba de informação.
  3. Agora é possível bloquear o acesso dos usuários de forma individual para cada aba.
  4. Todos os botões de impressão e de ação estão sempre disponíveis na tela principal.

Para acessar as abas de informação, utilize os botões correspondentes que estão no quadro "Visão", em azul, no rodapé da tela:

1. Dados Gerais

  1. Nesta aba estão as informações necessárias para fazer os lançamentos básicos e dar baixa do pagamento ou recebimento.
  2. Para facilitar o preenchimento foram incluídos botões para a pesquisa de credor/devedor e motivo de movimento financeiro.
  3. Se houver necessidade acesse as outras abas para atualizar ou consultar as demais informações.
2. Dados Adicionais
  1. Esta aba permite informar alguns detalhes extras para documentar o movimento financeiro, mas nenhum campo é de preenchimento obrigatório.
  2. O número de referência serve para vincular o movimento financeiro a algum documento ou procedimento interno, como Ordem de Serviço, Contrato, etc.
  3. O número de referência original serve informar uma referência antiga que foi eventualmente cancelada ou substituída pela referência atual.
  4. Estas duas referências poderão ser utilizadas na pesquisa de movimentos financeiros para localizar os lançamentos vinculados a elas.
3. Cobrança
  1. Use esta aba para indicar a forma de pagamento e os detalhes de cada forma de pagamento.
  2. O quadro de cobrança especial serve para indicar a situação da cobrança e a data da alteração para esta situação, em caso de cobrança especial como protesto, em cartório, judicial, cobrança terceirizada, etc.
4. Deduções e Acréscimos
  1. Esta aba deve ser utilizada para informar todos os valores de deduções e acréscimos ao valor principal do documento, para fechar com o valor final efetivamente pago ou recebido.
  2. Foi incluído o campo de valor da variação cambial para ser informada a variação do valor da moeda em caso de operações em outras moedas. Caso a variação seja para menor deve ser informado o valor precedido do sinal negativo (-).
  3. Para facilitar o preenchimento, agora você pode também informar o valor total pago ou recebido e o sistema irá calcular automaticamente o valor da diferença e lançar como outras deduções ou outros acréscimos.
  4. Nesta aba também é possível fazer a baixa do documento, bastando preenher a data do pagamento.
5. Baixa
  1. Use esta aba para informar a forma de pagamento, os detalhes da forma de pagamento e a data da baixa do documento.
  2. Além disso, é possível criar e consultar os movimentos de conta corrente e os cheques vinculados a este pagamento ou recebimento, usando os botões dos quadros correspondentes.
6. Centro de Custo
  1. Utiliza esta aba caso queira vincular o movimento financeiro a um ou mais centros de custo da empresa.
  2. Permite vincular a um único centro de custo ou diversos centros de custo, com valores ou percentuais diferentes.
  3. Com o recurso de rateio automático é possível fazer o rateio do valor para diversos centros de custo usando uma lista previamente cadastrada com a distribuição do valor.
7. Controle
  1. Nesta aba é possível consultar o histórico de atualização do movimento financeiro.
Novas opções de restrição de acesso dos usuários
  1. Agora é possível configurar as restrições de acesso dos usuários de forma individual para cada uma das abas de informações, permitindo um melhor controle do acesso.
Quadros de Impressão de Ação
  1. Para facilitar a utilização, foram criados os quadros de "Impressão" e "Ação" para agrupar os botões conforme tipo de operação.
  2. Estes botões agora ficarão sempre visíveis, para todas as abas de informação e inclusive quando os lançamentos estão sendo mostrados no formato de tabela.