Veja a seguir quais são os casos indicados pelo sistema e o que deverá ser feito para eliminar estas pendências.
CASO 1 - O aviso "Existem nnn documentos pendentes em Operações Comerciais" indica que alguns documentos lançados em Operações Comerciais ficaram com a situação "Aberto", "Fechado" ou "Em Edição". Estes casos devem ser tratados da seguinte forma:
- No menu "Comércio", clique na opção "Pesquisar Operações Comerciais".
- Na aba 1 (Parâmetros da Pesquisa), clique na aba D (Situação).
- No campo "Situação do Documento" selecione a opção "<Documento Pendente>" e clique no botão "Pesquisar".
- O sistema irá mostrar a aba 2 (Resultado da Pesquisa) contendo a lista de documentos pendentes que deverão ser tratados.
- Clique no botão "Marcar Todos" e aguarde o processamento.
- Clique no botão "Ações em Lote" e depois na aba 4 (Pendências).
- No quadro de "Excluir documento nulos" clique no botão "Excluir Nulos" e aguarde o processamento.
- No quadro de "Alterar situação para Impresso ou Arquivado" clique no botão "Alterar Situação" e aguarde o processamento.
- Feche a tela de "Ações em Lote" para verificar se ainda ficaram documentos pendentes. Se não mostrar mais nenhum documento clique no botão "Fechar" para finalizar o processo.
- Se ainda houverem documentos pendentes acesse cada um dos documentos com um duplo clique na linha correspondente.
- Na tela de Operações Comerciais, clique na aba 9 (Controle) e verifique qual usuário que fez as últimas alterações no documento.
- Peça para o usuário responsável executar as ações necessárias para alterar a situação do documento e eliminar a pendência, ou exclua o documento caso este não seja necessário.
- O documento deve ficar com a situação IMPRESSO, ARQUIVADO, CANCELADO ou EXCLUÍDO para que não fique mais pendente.
- Caso tenha alguma dúvida sobre as opções de "Situação " do documento ou as ações necessárias para alterar esta situação, clique aqui.
CASO 2 - O aviso "Existem nnn documentos aguardando a impressão do documento gerado para NF-e" indica que alguns documentos lançados em Operações Comerciais geraram uma NF-e (nota fiscal eletrônica de comércio) que ainda não foi impressa. Estes casos devem ser tratados da seguinte forma:
- No menu "Comércio", clique na opção "Pesquisar Operações Comerciais".
- Na aba 1 (Parâmetros da Pesquisa), clique na aba D (Situação).
- No campo "Situação do Documento" selecione a opção "<Com NF-e gerada e pendente>" e clique no botão "Pesquisar".
- O sistema irá mostrar a aba 2 (Resultado da Pesquisa) contendo a lista de documentos pendentes que deverão ser tratados.
- Clique no botão "Marcar Todos" e aguarde o processamento.
- Clique no botão "Ações em Lote" e depois na aba 4 (Pendências).
- No quadro de "Eliminar pendência de NF-e gerada" clique no botão "Eliminar Pendência NF-e", confirme a operação e aguarde o processamento.
- Feche a tela de "Ações em Lote" para verificar se ainda ficaram documentos pendentes. Se não mostrar mais nenhum documento clique no botão "Fechar" para finalizar o processo.
- Se ainda houverem documentos pendentes entre em contato com o suporte técnico da ibisoft para tratar estes casos.
CASO 3 - O aviso "Existem nnn documentos aguardando a impressão do documento gerado para NF-e" indica que alguns documentos lançados em Operações Comerciais geraram uma NF-e (nota fiscal eletrônica) que ainda não foi impressa. Estes casos devem ser tratados da seguinte forma:
- No menu "Comércio", clique na opção "Pesquisar Operações Comerciais".
- Na aba 1 (Parâmetros da Pesquisa), clique na aba D (Situação).
- No campo "Situação do Documento" selecione a opção "<Com NF-e gerada e pendente>" e clique no botão "Pesquisar".
- O sistema irá mostrar a aba 2 (Resultado da Pesquisa) contendo a lista de documentos pendentes que deverão ser tratados.
- Clique no botão "Marcar Todos" e aguarde o processamento.
- Clique no botão "Ações em Lote" e depois na aba 4 (Pendências).
- No quadro de "Eliminar pendência de NF-e gerada" clique no botão "Eliminar Pendência NF-e", confirme a operação e aguarde o processamento.
- Feche a tela de "Ações em Lote" para verificar se ainda ficaram documentos pendentes. Se não mostrar mais nenhum documento clique no botão "Fechar" para finalizar o processo.
- Se ainda houverem documentos pendentes entre em contato com o suporte técnico da ibisoft para tratar estes casos.
CASO 4 - O aviso "Existem documentos aguardando a impressão do documento gerado para NFS-e" indica que alguns documentos lançados em Operações Comerciais geraram uma NFS-e (nota fiscal eletrônica de serviço) que ainda não foi impressa. Estes casos devem ser tratados da seguinte forma:
CASO 5 - O aviso "Existem nnn boletos de contas a receber pendentes de impressão" indica que alguns boletos de contas a receber, gerados em Movimentos Financeiros, ainda não foram impressos. Estes casos devem ser tratados da seguinte forma:
- No menu "Comércio", clique na opção "Pesquisar Operações Comerciais".
- Na aba 1 (Parâmetros da Pesquisa), clique na aba D (Situação).
- No campo "Situação do Documento" selecione a opção "<Com NFS-e gerada e pendente>" e clique no botão "Pesquisar".
- O sistema irá mostrar a aba 2 (Resultado da Pesquisa) contendo a lista de documentos pendentes que deverão ser tratados.
- Clique no botão "Marcar Todos" e aguarde o processamento.
- Clique no botão "Ações em Lote" e depois na aba 4 (Pendências).
- No quadro de "Eliminar pendência de NFS-e gerada" clique no botão "Eliminar Pendência NFS-e", confirme a operação e aguarde o processamento.
- Feche a tela de "Ações em Lote" para verificar se ainda ficaram documentos pendentes. Se não mostrar mais nenhum documento clique no botão "Fechar" para finalizar o processo.
- Se ainda houverem documentos pendentes entre em contato com o suporte técnico da ibisoft para tratar estes casos.
- No menu "Financeiro", clique na opção "Pesquisar Movimentos Financeiros".
- Clique na aba 2 (Pesquisa), depois na sub aba A (Pesquisa Pronta) e no botão "Boletos Pendentes".
- O sistema irá abria a aba 1 (Resultado) e mostrar a lista dos boletos pendentes de impressão.
- Caso queira imprimir os boletos pendentes, proceder da seguinte forma:
- Abra a tela "Imprimir Boletos para Cobrança" do menu Financeiro.
- Informe a data de emissão e a conta para cobrança correspondentes.
- Marque os boletos que serão impressos e clique no botão "Imprimir".
- Caso queira alterar a forma de pagamento para outra que não seja "*Boleto Bancário", proceder da seguinte forma:
- Clique no botão "Marcar Todos" ou marque individualmente os documentos na coluna "Marcado" e clique no botão "Confirmar".
- Na aba 4 (Ação), indique uma outra forma de pagamento disponível e clique no botão "Alterar Forma de Pagto".