sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Situação do Documento das Operações Comerciais

Os documentos lançados na rotina de Operações Comerciais são classificados conforme a situação em que se apresentam:


 ABERTO Está aberto para alterações e não chegou a ser impresso ou arquivado.
 EM EDIÇÃO Já foi impresso ou arquivado e voltou a ser alterado pelo usuário.
 FECHADO  Já foi calculado e validado e está pronto para ser impresso ou arquivado.
 IMPRESSO Documento próprio que foi impresso pelo sistema.
 ARQUIVADO  Documento de terceiros que foi arquivado pelo sistema.
 CANCELADO Documento próprio que foi cancelado pelo usuário.
 EXCLUÍDO  Já foi impresso ou arquivado e depois foi excluído pelo usuário.

A situação do documento é mostrada no rodapé da tela de lançamento das operações comerciais.
Inicialmente o documento fica com a situação ABERTO e pode ser alterada com os botões de ação disponíveis no rodapé do tela de operações comerciais:

 Calcular Documento  - Calcula e valida o documento e altera a situação para FECHADO.
 Abrir  - Abre um documento que estava FECHADO e altera a situação para ABERTO.
 Imprimir  - Imprime um documento próprio e altera a situação para IMPRESSO.
 Arquivar  - Arquiva Um documento de terceiros e muda a situação para ARQUIVADO..
 Editar  - Abre para edição um documento que estava IMPRESSO ou ARQUIVADO.
 Recalcular  - Recalcula e valida um documentos que estava EM EDIÇÃO e altera a situação novamente para IMPRESSO ou ARQUIVADO.
 Cancelar Documento  - Cancela um documento IMPRESSO e altera a situação para CANCELADO.
 Excluir  - Marca como EXCLUÍDO um documento que está EM EDIÇÃO, sem perder as informações do documento original que já havia sido IMPRESSO ou ARQUIVADO.
 Reeditar  - Volta para a situação EM EDIÇÃO um documento que estava CANCELADO ou EXCLUÍDO.

O botão "Cancelar Documento" está disponível na aba 9 (Controle) da tela de Operações Comerciais. Nesta mesma aba 9, existem alguns botões com funções de controle que são de uso restrito para alguns usuários, conforme definido nas restrições de acesso ao sistema. Estes botões especiais tem as seguintes funções:

 Alterar Situação para Aberto  - Força a alteração da situação para ABERTO, qualquer que seja a situação atual do documento.
 Alterar Situação para Impresso  - Altera a situação do documento para IMPRESSO sem ter que imprimir fisicamente o documento. Necessita que a situação do documento seja FECHADO.

As regras e restrições para a mudança da situação do documento pode ser vista no diagrama a seguir. As caixas com fundo cinza escuro são as situações do documento, as caixas com fundo azul são os botões de ação e as setas indicam a sequência das alterações de situação disponíveis.