sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tratamento de Rejeição do Arquivo Sintegra

Para as empresas no estado do PR proceder da seguinte forma:


  1. Instalar o aplicativo VALIDA-PR (versão 5.2) que pode ser baixado do site www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=286 clicando na opção 
    ValidaPR 5.2 (arquivo único)
  2. Validar o arquivo de texto do Sintegra gerado pelo ibisoft Empresa.
  3. Gerar o Relatório de Críticas, marcando a opção "apenas Rejeições".
  4. Avaliar a descrição da crítica das ocorrências e tratar cada caso.
  5. Se precisar editar algum documento pelo ibisoft Empresa e o botão "Editar" estiver desabilitado, na aba "1. Dados Gerais" clique em "Consultar Natureza de Operação" e na aba "4. Opções de Impressão", no quadro de "Impressão do Documento", marque a opção "Permitir editar o documento após a impressão".
  6. Se precisar abrir algum documento pelo ibisoft Empresa não esqueça de alterar a situação para impresso ou arquivado, após calcular o documento.
  7. Após tratar todos os casos, gerar o arquivo do Sintegra usando o ibisoft Empresa e fazer novamente a validação.
Se a descrição do motivo da REJEIÇÃO no "Relatório de Críticas de Validação de Arquivo" for clara, localize o documento correspondente no ibisoft Empresa e faça a correção da informação que está irregular. Caso contrário, verifique se a crítica corresponde a um dos casos abaixo:

Caso o tipo seja "50" e o motivo da rejeição seja "Inscrição Estadual inválida" proceder da seguinte forma:

  1. Entrar no site www.sintegra.gov.br e clicar na UF indicada no relatório de críticas.
  2. Usar o CNPJ indicado no relatório de críticas para pesquisar o número correto da IE. Se não encontrar o CNPJ no estado indicado, clique aqui para verificar a UF correta no cadastro do CNPJ da Receita Federal.
  3. Atualizar a IE do cliente no ibisoft Empresa. Se a IE do cadastro já estiver correta, localize todas as notas fiscais desta empresa, usando a rotina de "Consultar Histórico Comercial", clicar no botão "Editar" e depois "Calcular" para cada um dos documentos.

Caso o tipo seja "50" e o motivo da rejeição seja "a linha tem mais de 126 posições" proceder da seguinte forma:

  1. Abrir o arquivo de texto do Sintegra gerado pelo ibisoft Empresa.
  2. Localizar no texto a linha indicada no relatório de críticas.
  3. Copiar a série da NF que está nas posições de 43 a 45 desta linha.
  4. Copiar o número da NF que está nas posições de 46 a 51 desta linha.
  5. Usar o ibisoft Empresa para localizar a operação comercial com a série e número da NF copiados. Se encontrar diversos documentos localize o que tiver a data de emissão dentro do mês em que foi gerado o arquivo Sintegra.
  6. Clicar no botão "Editar" e depois calcular novamente o documento para alterar a situação para Impresso ou Arquivado.
  7. Ignorar as outras rejeições com a mesma linha do arquivo gerado ou com o mesmo número do documento pois provavelmente estas também serão resolvidas com este procedimento.

Caso o tipo seja "54" e o motivo da rejeição seja "Código Situação Tributária inválida para a operação" ou "Código Situação Tributária em formato inválido" proceder da seguinte forma:

  1. Abrir o arquivo de texto do Sintegra gerado pelo ibisoft Empresa.
  2. Localizar no texto a linha indicada no relatório de críticas.
  3. Copiar a série da NF que está nas posições de 19 a 21 desta linha.
  4. Copiar o número da NF que está nas posições de 22 a 27 desta linha.
  5. Copiar o código do produto que está nas posições de 38 a 51 desta linha.
  6. Usar o ibisoft Empresa para localizar a operação comercial com a série e número da NF copiados. Se encontrar diversos documentos localize o que tiver a data de emissão dentro do mês em que foi gerado o arquivo Sintegra.
  7. Clicar no botão "Editar" e na aba de Produtos localizar o item correspondente ao código do produto copiado.
  8. Preencher o campo "CST" com a informação conforme está na NF original.
  9. Calcular novamente o documento para alterar a situação para Impresso ou Arquivado.


Caso o tipo seja "54" e o motivo da rejeição seja "Valor Base de Cálculo do ICMS em formato inválido" proceder da seguinte forma:

  1. Abrir o arquivo de texto do Sintegra gerado pelo ibisoft Empresa.
  2. Localizar no texto a linha indicada no relatório de críticas.
  3. Copiar a série da NF que está nas posições de 19 a 21 desta linha.
  4. Copiar o número da NF que está nas posições de 22 a 27 desta linha.
  5. Usar o ibisoft Empresa para localizar a operação comercial com a série e número da NF copiados. Se encontrar diversos documentos localize o que tiver a data de emissão dentro do mês em que foi gerado o arquivo Sintegra.
  6. Clicar no botão "Editar".
  7. Calcular novamente o documento para alterar a situação para Impresso ou Arquivado.

Caso o tipo seja "54" e o motivo da rejeição seja "Registro Tipo 54 repetido" proceder da seguinte forma:

  1. Abrir o arquivo de texto do Sintegra gerado pelo ibisoft Empresa.
  2. Localizar no texto a linha indicada no relatório de críticas.
  3. Copiar a série da NF que está nas posições de 19 a 21 desta linha.
  4. Copiar o número da NF que está nas posições de 22 a 27 desta linha.
  5. Usar o ibisoft Empresa para localizar as operações comerciais com a série e número da NF copiados e que tenham a data de emissão dentro do mês em que foi gerado o arquivo Sintegra. Devem existir documentos em duplicidade.
  6. Escolher qual dos documentos em duplicidade que será excluído, clicar no botão "Editar" e depois no botão "Excluir".