quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Barra de Ferramentas



A barra de ferramentas do sistema ibisoft Empresa auxilia os usuários a operar o sistema de forma mais simples e rápida, através de um conjunto de botão, conforme figura abaixo:



A barra de ferramentas aparece abaixo do menu de opções do sistema e contém inicialmente 3 botões, calendário, calculadora e e-mail: 


  • Clicando no botão “Calend." (Calendário) você poderá consultar o calendário do mês atual e usando os botões de seta para a esquerda e para a direita você poderá visualizar os meses anteriores e seguintes. Para voltar à data atual clique na palavra “Hoje” abaixo do calendário. Para fechar o calendário clique no botão “X” no topo desta janela.
  • Clicando no botão “Calc." (Calculadora) será mostrada a calculadora do Windows e usando os botões disponíveis você poderá fazer cálculos básicos e copiar o resultado para um campo a ser preenchido no ibisoft Empresa. Para fechar a calculadora clique no botão “X” no topo desta janela.
  • Clicando no botão “Email” será aberta a janela para a criação de um novo e-mail que será enviado para o departamento de suporte da ibisoft. Utilize este recurso sempre que quiser enviar um e-mail para esclarecimento de dúvidas sobre o sistema ibisoft Empresa.

Quando for aberta uma rotina de manutenção de tabelas, como por exemplo a tabela de cidades, aparecerão outros botões na barra de ferramentas. O primeiro bloco de botões permite fazer alterações nos dados da tabela: 
  • Clicando no botão “Incluir”ou usando a tecla de atalho “F2” será incluído um novo registro na tabela para que você preencha com os dados desejados.
  • Clicando no botão “Salvar” ou usando a tecla de atalho “F3” você irá confirmar as informações digitadas na inclusão ou alteração de um registro. Por segurança, o sistema ibisoft Empresa irá salvar as informações quando você fechar a janela de manutenção ou movimentar para um outro registro da tabela.
  • Utilize o botão “Atualizar” ou use a tecla de atalho “F4” para mostrar as informações atualizadas com as últimas alterações que eventualmente foram feitas por um outro usuário da rede.
  • O botão “Excluir” ou a tecla de atalho “F5” servem para excluir permanentemente o registro atualmente apresentado na tela. Sempre antes da exclusão será pedida uma confirmação do usuário. Clique no botão “Não” caso não queira efetivar a exclusão.
  • Utilize o botão “Cancelar” ou use a tecla de atalho “F6” para ignorar os dados que ainda não foram salvos em uma inclusão ou alteração. Por exemplo, se você alterar alguma informação do cadastro e clicar em “Cancelar”, as alterações serão desfeitas e as informações voltarão ao seu conteúdo original.

Observe que os botões em alguns momentos poderão ficar cinza, indicando que o botão não está disponível para o uso naquele momento. Por exemplo, o botão “Salvar” fica cinza quando não existem informações a serem salvas.

Mantenha o cursor do mouse sobre o botão desejado, para obter uma descrição mais detalhada da função do botão ou para lembrar a tecla ou  teclas de atalho disponíveis.

O segundo bloco de botões permite fazer a pesquisa e consulta aos dados já cadastrados.
  • Clicando no botão “Todos” ou usando a tecla de atalho “F7” será feita uma pesquisa completa com todos os registros da tabela, mostrando o primeiro dos registros encontrados. No rodapé da tela será mostrada a quantidade de registros encontrados na pesquisa.
  • O botão “Pesquisar” ou a tecla de atalho “F8” servem para fazer uma pesquisa mais refinada, permitindo indicar até 3 campos para pesquisar. Clique no botão com a seta para baixo para ver os campos disponíveis para pesquisa. No caso da tabela de cidades existem as opções de pesquisa por Nome da Cidade, Nome do Estado, Sigla do Estado e Código do IBGE. No 1º campo para pesquisa selecione, por exemplo, a opção “Nome do Estado”. Na coluna de “Conteúdo a Pesquisar” vamos localizar a opção “PARANÁ”. Repare que o sistema localiza o nome enquanto a palavra está sendo digitada. Você pode digitar a palavra completa ou apenas o início da palavra e utilizar as teclas de seta para cima e para baixo até localizar a opção desejada da lista, que normalmente está em ordem alfabética. Quando estiver selecionada a opção desejada, tecle “Enter” para confirmar a opção. Se for necessário, você poderá utilizar os campos 2 e 3 para refinar ainda mais a pesquisa. Selecione, por exemplo, no 2º campo para pesquisa a opção “Nome da Cidade” e digite a letra “G” no conteúdo a pesquisar. Desta forma, a pesquisa será feita das cidades do Estado do Paraná e com o nome da cidade iniciando com a letra “G”. Observe que conforme o campo escolhido para pesquisa, será pedido o conteúdo a pesquisar em um formato diferente, podendo ser: uma lista de opções, um texto a ser digitado, os números inicial e final de uma faixa ou as datas inicial e final de um período. No rodapé desta janela de pesquisa existem 4 botões:

    • O botão “Pesquisar” é usado para executar a pesquisa e voltar à tabela de cidades, mostrando a primeira das cidades encontradas.
    • O botão “Aplicar” também executa a pesquisa, mas mantém a janela de pesquisa aberta para fazer uma nova pesquisa.
    • O botão “Mostrar Todos” faz a pesquisa de todos os registros da tabela e também mantém a janela de pesquisa aberta para fazer uma nova pesquisa.
    • E o botão “Fechar” apenas fecha a janela de pesquisa sem executar nenhuma pesquisa. Clique no botão “Pesquisar” para fazer a nossa pesquisa.

  • O botão “Ordenar” ou a tecla de atalho “F9” servem para colocar os registros pesquisados em uma ordem específica, permitindo escolher até 3 campos para ordenação. Clique no botão com a seta para baixo para ver os campos disponíveis para ordenar. No 1º campo para ordenar selecione, por exemplo, a opção “Nome da Cidade”. Ao lado de cada campo para ordenar existe o botão “AZ” que se for clicado, irá alternar a ordenação entre crescente, de A a Z, ou decrescente, de Z a A. Se for necessário, você poderá utilizar os campos 2 e 3 para ordenar em caso de empate na ordenação pelo 1º campo. No rodapé desta janela de pesquisa existem 3 botões:


    • O botão “Ordenar” é usado para executar a ordenação e voltar à tabela de cidades, mostrando a primeira das cidades na sequência de ordenação escolhida.
    • O botão “Aplicar” também executa a ordenação, mas mantém a janela de ordenar aberta para fazer uma nova ordenação.
    • E o botão “Fechar” apenas fecha a janela de ordenar sem executar nenhuma ordenação. Clique no botão “Ordenar” para fazer a nossa ordenação.

  • O botão “Tabela” ou a tecla de atalho “F12” irão mudar o formato de apresentação dos dados, alternando entre o modo Tabela, onde mostra uma lista dos registros pesquisados usando uma coluna para cada campo, e o modo Ficha, onde mostra apenas um registro de cada vez, mas com todos ou com os principais campos distribuídos na mesma tela.
  • O botão “Excel” é um recurso muito útil e exclusivo dos aplicativos da ibisoft. Ele permite gerar uma planilha no formato do Microsoft Excel, contendo todos os dados mostrados no formato tabela. Para gerar a planilha basta clicar no botão “Excel”, indicar o nome do arquivo que será gerado e clicar no botão “Gerar Arquivo”. Após a geração do arquivo, o Excel será aberto para mostrar a planilha gerada. Com este recurso é possível, por exemplo, exportar as informações para uma planilha e incluir novos elementos como fórmulas, totalizações e gráficos.
O terceiro bloco de botões permite fazer a navegação entre os registros que foram
pesquisados.


  • O botão “Primeiro” ou as teclas de atalho “Alt + Home” irão mostrar o primeiro registro encontrado na pesquisa.
  • E o botão “Último” ou as teclas de atalho “Alt + End” irão mostrar o último registro encontrado na pesquisa.
  • Cada vez que for clicado no botão “Anterior” ou usadas as teclas de atalho “Alt + Seta para Esquerda” irá mostrar o registro anterior a ele, seguindo a ordenação definida pelo botão “Ordenar”.
  • Da mesma forma, cada vez que for clicado no botão “Seguinte” ou usadas as teclas de atalho “Alt + Seta para Direita” irá mostrar o registro seguinte a ele, seguindo a ordenação definida pelo botão “Ordenar”.

E por último, o botão “Fechar” ou a tecla de atalho “Esc” podem ser utilizados para fechar a
janela que está selecionada.