Na abertura do sistema ibisoft Empresa é feita também uma verificação específica para saber se existe alguma pendências da NF-e que precisar ser tratadas pelo usuário.
Veja a seguir quais são os casos indicados pelo sistema a o que deverá ser feito para eliminar estas pendências.
CASO 1 - O aviso "Existem nnn NF-e emitidas e não autorizadas pela Receita Estadual" indica que algumas NF-e estão sem o protocolo de autorização da Sefaz registrado no sistema ibisoft. Para resolver estes casos será necessário utilizar um computador em que esteja funcionando a emissão de NF-e e proceder da seguinte forma:
- No menu "Comércio", clique na opção "Pesquisar Operações Comerciais".
- Na aba 1 (Parâmetros da Pesquisa), clique na aba D (Situação);
- No campo "Situação do Documento" selecione a opção "<NF-e não autorizada>" e clique no botão "Pesquisar";
- O sistema irá mostrar a aba 2 (Resultado da Pesquisa) contendo a lista de documentos pendentes que deverão ser tratados;
- Repetir os procedimentos a seguir, para cada um dos documentos listados;
- Dar um duplo clique na linha do documento, para abrir a tela de consulta da operação comercial;
- Na aba 9 (Controle), clicar no botão "Consultar Situação" e aguardar cerca de 10 segundos pelo retorno da Sefaz.
- Após isso o campo "Data/Hora Process." deve estar preenchido com a data e hora atual;
- Caso o campo "Situação Autorização" seja preenchido com o código "100", indica que foi recebido o protocolo de autorização e a NF-e já está regularizada.
- Caso o campo "Situação Cancelamento" seja preenchido com o código "103", indica que foi recebido o protocolo de cancelamento e a NF-e já está regularizada.
- Caso nenhum dos casos acima ocorra, verifique os códigos indicados nos campos Situação Autorização, Situação Cancelamento e Situação NFe para avaliar o motivo da pendência. Use os botões "Mais Detalhes" que estão ao lado de cada código para mostrar no quadro "Detalhes da Situação" a descrição da situação e a ação sugerida para cada caso;
- Eventualmente, após o retorno da Sefaz pode ser mostrado um arquivo contendo o motivo da rejeição da Receita.
- Avalie estas informações e tome as ações necessárias para eliminar cada pendência.
- Em caso de dúvida, entrar em contato com o suporte da ibisoft;
CASO 2 - O aviso "Existem nnn NF-e que foram excluídas e precisam ser recuperadas" indica que algumas NF-e foram excluídas do sistema pelo usuário, após terem sido autorizadas pela Receita Estadual. Estas NF-e precisam ser recuperadas pois são documentos fiscais que precisam ser registrados na contabilidade da empresa. Para resolver estes casos será necessário utilizar um computador em que esteja funcionando a emissão de NF-e e proceder da seguinte forma:
- No menu "Comércio", clique na opção "Tabelas Auxiliares" e depois na opção "Consultar Registro das NF-e";
- Clique no botão "NF-e que Precisam ser Recuperadas";
- Serão mostrados os dados da primeira NF-e a ser tratada;
- Se quiser consultar os dados das demais NF-e, use o botão "Seguinte" da barra de ferramentas no topo da tela;
- Se quiser mostrar as NF-e no formato de lista, use o botão "Tabela" da barra de ferramentas;
- Se quiser gerar uma planilha do Excel com as informações das NF-e, use o botão "Excel" da barra de ferramentas;
- Executar os procedimentos abaixo para cada uma das NF-e a serem recuperadas;
- Abra o aplicativo UniDANFE e clique na opção "Emitir Documento Auxiliar";
- Localize no servidor a pasta "ibisoft Empresa\Dados\Backup NFe\<cnpj>\Autorizados\<ano-mês>, onde <cnpj> é o CNPJ da empresa que emitiu a NF-e e <ano-mês> é o ano e mês ( aaaamm ) em que foi emitida a NF-e;
- Localize o arquivo XML ( iniciando com NFe e terminando com -procNFe ) correspondente à chave de acesso desejada e abra o documento;
- Imprima o DANFE;
- Cadastre a NF-e no sistema;
- Calcule o documento;
- Na aba 9 (Controle), clique no botão "Recuperar NF-e Excluída";