terça-feira, 13 de outubro de 2015

TUTORIAL - Como cadastrar um endereço do exterior

Para cadastrar o endereço de uma empresa ou pessoa do exterior serão necessários alguns procedimentos diferentes do cadastro de um endereço dentro do país.

Proceder da seguinte forma:

  1. Estando no cadastro de pessoas (menu Pessoas / Cadastro de Pessoas), clique no botão "Incluir", em destaque na figura abaixo. Se este botão não estiver habilitado (está na cor cinza), clique no botão "Salvar" na barra de ferramentas, que está no topo da tela do sistema.
  2. Será mostrada a tela para o cadastro do novo endereço, conforme a figura abaixo.
  3. No campo "CEP" (destacado na figura), digite 99.999-999. Se mostrar o aviso de "CEP não encontrado", clique no botão OK.
  4. No campo "Cidade" (destacado na figura), digite o nome da cidade do endereço, para pesquisar na lista de cidades cadastradas. Se a cidade estiver na lista, clique ou tecle "Enter" na cidade correspondente, preencha os demais dados e clique no botão "Fechar".
  5. Se a cidade não estiver cadastrada, clique no botão "+" após o campo "Cidade", para abrir a tela de cadastro de cidades, conforme a figura abaixo.
  6. Preencha o nome da cidade no campo correspondente.
  7. No caso de cidades do exterior, o campo "Nome do Estado" (destacado na figura) será usado para informar o país do endereço. Para isso, deverá ser cadastrado apenas um estado para cada país do exterior, com o mesmo nome do país. Digite neste campo o nome do país para pesquisar na lista de estados cadastrados. Se o país estiver na lista, clique ou tecle "Enter" no estado correspondente e feche a tela.
  8. Se o país não estiver cadastrado na lista de estados, clique no botão "+" após o campo "Nome do Estado", para abrir a tela de cadastro de países, conforme a figura abaixo.
  9. Preencha a sigla do estado com uma letra e um número qualquer (exemplo "A1"), que ainda não tenham sido utilizados.
  10. Preencha o nome do estado com o nome do país correspondente.
  11. No campo "Tipo do Estado" selecione a opção "OUTROS PAÍSES".
  12. No campo "Nome do País" (destacado na figura), digite o nome do país do endereço, para pesquisar na lista de países cadastrados. Se o país estiver na lista, clique ou tecle "Enter" no país correspondente e feche a tela.
  13. Se o país não estiver cadastrado, clique no botão "+" após o campo "Nome do País", para abrir a tela de cadastro de países, conforme a figura abaixo.
  14. Preencha o nome do país correspondente.
  15. O campo "Código do BACEN" é obrigatório para a emissão de NF-e e deve ser preenchido conforme a tabela de países padronizada pelo Banco Central. Para saber o código do BACEN do país correspondente, clique no botão "Procurar Código do País" para abrir um arquivo PDF com a lista de países em ordem alfabética. Caso não encontre o país desejado, clique aqui para consultar a tabela atualizada no blog do Sistema ibisoft Empresa.