O relatório de operações comerciais agora está mais completo e funcional. A tela de parâmetros foi reestruturada com a criação de diversas abas, tornando mais simples a utilização e mais fácil o entendimento. Foram criadas novas opções para filtrar os documentos próprios, de terceiros, devolvidos e não devolvidos. Na impressão do relatório agora é mostrado quando a venda ou compra foram devolvidas.
As alterações realizadas foram as seguintes:
- A tela de parâmetros, que continha todas as informações na mesma tela, agora foi estruturada em várias abas para distribuir as informações conforme o assunto:
- Parâmetros Gerais
- Tipo de Operação
- Pessoa
- Situação
- Outras Opções
- Foi criado um novo parâmetro para “Tipo de Documento”, na aba 4 Situação, que contém as opções:
- Próprio = Apenas os documentos emitidos pela própria empresa.
- Terceiros = Apenas os documentos emitidos por terceiros.
- Todos = Todos os documentos, independentemente de quem foi o emitente.
- Foi criado também um novo parâmetro para “Situação de Devolução”, na aba 4 Situação, que contém as opções:
- Não Devolvido = Apenas os documentos que não tiveram os produtos devolvidos posteriormente.
- Devolvido = Apenas os documentos que tiveram os produtos devolvidos posteriormente.
- Todos = Todos os documentos, independentemente de terem ou não sido devolvidos.
- Na impressão do relatório, abaixo da situação do documento, é mostrado o texto “Devolvido” quando o documento deve seus produtos devolvidos posteriormente.
As novas opções de filtro por Tipo de Documento e Situação de Devolução se aplicam também ao arquivo gerado para o Excel.
Vale lembrar que os documentos marcados como devolvidos, caso apareçam no relatório, também são considerados para calcular as quantidades e valores totais do relatório, por serem documentos válidos e necessários para fins contábeis e gerenciais.