terça-feira, 15 de março de 2016

TUTORIAL - Como cadastrar uma Natureza de Operação para Devolução de Venda

Para cadastrar uma Natureza de Operação para Devolução de Venda no sistema ibisoft Empresa, siga as instruções abaixo e faça as adaptações necessárias conforme a sua necessidade.

TUTORIAL - Como resolver a Rejeição 690 - Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e

Causa
Quando uma NF-e está vinculada a um CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico), esta não poderá ser Cancelada. Caso o emitente da NF-e tente registar um Evento de Cancelamento, quando há um vinculo desta com um CT-e ou MDF-e a Sefaz retornará a rejeição "690 - Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e".
A legislação diz que só poderá ser cancelada a NF-e desde que esta não tenha saído do estabelecimento (circulado). O fisco entende que se foi emitido um CT-e e relacionado a uma NF-e, é porque tudo esta correto para circulação dessa mercadoria e que, consequentemente, ocorreu o fato gerador.

terça-feira, 1 de março de 2016

TUTORIAL - Diferença entre Custo e Despesa

Muitos empresários utilizam os conceitos de maneira equivocada. Entenda a diferença entre custo, despesa, gastos, investimentos e perdas e faça o tratamento eficiente de seus gastos.
Entender a diferença entre custo e despesa é mais que uma simples preocupação com a nomenclatura, possibilitando ao gestor o tratamento eficiente de seus gastos.