domingo, 6 de janeiro de 2013

Visão Gerencial do Módulo Financeiro

O módulo financeiro do sistema ibisoft Empresa possui uma completa linha de ferramentas para a gestão financeira das empresas. Além dos controles básicos de contas a pagar e receber, criamos alguns recursos que poderão ser muito úteis para um gestão mais eficiente dos recursos financeiros da empresa e tomada de decisões estratégicas.
  1. Classificação por motivo do movimento:
    1. Os movimentos financeiros de pagamentos e recebimentos são classificados conforme o motivo da saída ou entrada no caixa. Desta forma podemos ter um diagnóstico mais específico e acompanhamento da variação dos valores de despesas e receitas para cada motivo avaliado.
  2. Classificação por centro de custo:
    1. Cada movimento financeiro de pagamento ou recebimento pode ser vinculado um ou mais centros de custo. A classificação por centro de custo permite avaliar o resultado operacional de cada departamento, segmento de mercado ou projeto da empresa de forma individual e assim poder tomar decisões e promover ações mais específicas e com bases mais sólidas.
  3.  Gerenciamento das cobranças:
    1. As cobranças especiais são monitoradas conforme a situação de cobrança de cada documento do financeiro, permitindo uma melhor gestão de cada modalidade de cobrança para reduzir o volume dos recebimentos em atraso.
  4. Visão multi-empresa:
    1. O sistema permite gerenciar diversas empresas pelo módulo financeiro. Desta forma é possível visualizar tanto a situação financeira geral do grupo de empresas quando a situação individual de cada uma das empresas do grupo.
  5. Gerador de relatórios:
    1. Este é um poderoso recurso para a geração de relatórios personalizados para avaliação dos movimentos financeiros através de planilhas do Excel. Permite visualizar todo tipo de movimento financeiro, com filtros bastante flexíveis para mostrar as informações analíticas do realizado e do a realizar.
  6. Visão retroativa:
    1. Além de ter uma visão atualizada do financeiro da empresa, o sistema permite retroagir no tempo e ter uma visão de como estava a situação financeira em uma data de referência no passado.
  7. Contas pagas e recebidas:
    1. Permite a geração de relatórios de contas pagas e contas recebidas de forma bastante flexível, permitindo filtrar os movimentos de diversas formas e mostrando apenas as informações principais ou contendo informações bastante completas.
  8. Fechamento de caixa:
    1. Para o fechamento de caixa o sistema gera um relatório de livro caixa, mostrando o saldo inicial e final do caixa diário ou de um período, além de todos os pagamentos e recebimentos no mesmo período. No final do relatório mostra ainda um resumo dos pagamentos e recebimentos por forma de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de crédito, etc.).
  9. Resumo do livro caixa:
    1. Para complementar o fechamento de caixa, este relatório permite uma visão sintética dos movimentos financeiros de um período qualquer. Mostra os valores totais pagos e recebidos para cada motivo de movimento, além do valor médio mensal e porcentagem sobre o valor da despesa ou receita total no mesmo período. Comparando mês a mês é possível ter uma visão sobre a evolução das despesas e receitas para cada motivo.
  10. Histórico financeiro:
    1. Esta é uma ferramenta bastante útil para avaliação de crédito de um cliente ou consultar o volume de pagamentos para um fornecedor. Permite rapidamente uma visão atualizada do histórico financeiro de um cliente ou fornecedor específico. Mostra uma visão detalhada por documento e também um resumo financeiro das contas pendentes, contas baixadas e resumo geral das contas. No final do histórico mostra ainda o prazo médio aplicado nas operações financeiras e o atraso médio nos pagamentos e recebimentos.
  11. Balancete Gerencial:
    1. Esta é uma ferramenta fundamental para a avaliação da saúde financeira da empresa. Em um único relatório mostra os valores de ativos (disponibilidades atuais e futuras) e passivos (compromissos atuais e futuros) da empresa, além de um resumo dos movimentos financeiros classificados como custo, despesa fixa, despesa variável, receita operacional e receita não operacional. No final do relatório mostra diversos medidores de desempenho, além do lucro bruto e resultado do período.
  12. Contas a pagar e a receber:
    1. Permite a geração de diversos relatórios e planilhas do Excel mostrando as contas a pagar, contas a pagar agrupada por fornecedor, contas a receber, contas a receber agrupada por cliente e agrupadas por vendedor, de forma bastante flexível, permitindo filtrar os movimentos de diversas formas e mostrando apenas as informações principais ou contendo informações bastante completas.
  13. Fluxo de caixa futuro:
    1. Permite a visão do saldo atual do caixa e do saldo diário previsto para as datas futuras, baseado nos movimentos de pagamento e recebimento futuros. Com esta informação fica muito mais fácil estimar a disponibilidade financeira em datas futuras e decidir sobre a viabilidade de uma aquisição de bem ou investimento.
  14. Resumo do fluxo de caixa:
    1. Para complementar a avaliação do fluxo de caixa futuro, este relatório permite uma visão sintética dos movimentos financeiros previstos para um período qualquer. Mostra os valores totais a pagar e a receber para cada motivo de movimento, além do valor médio mensal e porcentagem sobre o valor da despesa ou receita total prevista no mesmo período. Comparando mês a mês é possível ter uma visão sobre a evolução das despesas e receitas futuras para cada motivo.
  15. Avaliação de pendências por período:
    1. Esta é uma ferramenta muito prática para avaliação do fluxo financeiro previsto para cada período (7 dias, 15 dias, 30 dias, 60 dias, etc.). Foi criada para facilitar a visão sintética das contas vencidas e a vencer, dos movimentos a pagar e a receber, mostrando o valor do resultado (recebimentos menos pagamentos) em cada período e acumulado.
  16. Gerenciamento de cobranças especiais:
    1. Permite o acompanhamento das cobranças de diversas modalidades como protesto, cartório, judicial, cobrança terceirizada, etc. 
  17. Previsão do fluxo de caixa a médio e longo prazo:
    1. Quando houver a necessidade de fazer uma avaliação do fluxo de caixa previsto para médio e longo prazo, existe um conjunto de ferramentas que permitem uma aproximação bastante grande dos valores de receitas e despesas previstos. Este é um recurso avançado de análise financeira que faz a simulação de receitas e despesas futuras para estimar o saldo diário do caixa em períodos de médio e longo prazo. Para estimar as receitas é utilizado o valor da receita prevista para cada mês e a distribuição do faturamento diário conforme o histórico passado dos prazos de faturamento nas vendas. Para estimar as despesas futuras é utilizada a programação de despesas que poderão ser diárias, semanais, mensais, anuais ou ocasionais.