segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

NF-e de Ajuste


A Nota Fiscal de Ajuste tem o objetivo de identificar as notas fiscais emitidas para fins de ajustes na escrituração, ou seja, notas que não se referem às operações com produtos/mercadorias e que devem ser emitidas apenas para fins escriturais, como transferência de créditos, creditamento de ativo permanente, etc., conforme as definições do RICMS.

A classe NF-e de ajuste foi criada para ser utilizada nas notas fiscais emitidas por previsão legal que não representam uma circulação de mercadoria, como é o caso da NF de crédito do ativo, transferência de crédito, etc., vale observar que este tipo de ajuste era feito, em alguns casos, diretamente no RAICMS sem emissão de NF.
Para criar uma NF-e de ajuste usando o ibisoft Empresa, deve ser utilizada uma natureza de operação com a finalidade de emissão "3 - NF-e de Ajuste". Esta informação está na tabela de Natureza de Operação, na aba 1 (Dados Gerais), no quadro de "Opções da NF-e". Caso não exista uma natureza de operação com as características desejadas, deve ser criada uma nova natureza de operação. Podem ser criadas diversas naturezas de operação de ajuste, para atender a todas as necessidades da empresa.